AIBRERN

Associação da Igrejas Batistas Regulares do RN

Get Adobe Flash player

Versículo do Dia

Mt 9:10

"E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. "



by Estudo Bíblico

Visitantes

07973988
Hoje
Ontem
Esta Sem.
Sem. Pass.
Este Mês
Mês Pass.
Total
2629
5823
36220
6421807
81985
32698
7973988

Visitantes Oline

Resumo Historico

Batistas Regulares HISTÓRICO GERAL, DISTINTIVOS, ESTATUTOS E ARTIGOS DE FÉ DOS BATISTAS REBULARES.

Os Batistas Regulares iniciaram seu trabalho no Brasil através de duas missões: A Associação Batista para o Evangelismo Mundial(ABWE) e a Sociedade Evangelizadora Baptist Mid-Mission(BMM), as duas quase simultaneamente.

O Sr. GUY Edward Mclain chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em Dezembro de 1935 com a BMM. Foi para Salvador, Ba. Ali estudou a língua portuguesa. Num diálogo com um missionário escocês, convenceu-se de que a região mais necessitada era o Nordeste. Decidiu então pelo Vale do Cariri, (Juazeiro e Crato). Chegou à região em 1937. Ali abriu o primeiro trabalho Batista Regular do Ceará.

 Com o passar dos anos, ele e vários colegas cooperadores que se agregaram a ele, iniciaram uma escola com os cursos primário e ginasial, e o Seminário Batista do Cariri, em 1946. Hoje o campus funciona em novas instalações na cidade do Crato. Muitos missionários têm servido a Deus no Ceará, desde a chegada dos pioneiros.

                                                                                                                                                                                                                           Visão Principal

 Quase ao mesmo tempo do início do trabalho Batista Regular no Ceará, um casal da BMM subiu o Rio Amazonas, em 1935, para iniciar um trabalho em Manaus, AM. Arle e Herthel Ross compraram casa e terreno próximos a cidade e, em Março de 1937, receberam mais um casal, Garnet e Fern Trinble. A casa serviu de moradia e templo. A Igreja Batista de Cachoeirinha organizou-se com 38 membros em 1946. Hoje o estado conta com um número grande de Igrejas, Congregações, Acampamentos e até um hospital evangélico. O estado ainda conta com o Seminário Batista do Amazonas, fundado em 1946 e o Seminário Batista do Pará, fundado em 1985. As duas missões trabalham em união atuando diretamente com os trabalhos e missões nacionais.

Em 1951, os primeiros missionários da BMM em São Paulo foram Emmanuel e Reva Woods, judeus, trabalhando especialmente entre os seus patrícios. Dynes e Máxime McCullough seguiram-se a eles, fundando novos trabalhos. Com o passar do tempo, diversos casais se mudaram do Nordeste para São Paulo, iniciando novas igrejas. Em 1959, foi fundada a Impressa Batista Regular, hoje Editora Batista Regular e, na mesma data, foi fundado o Seminário Batista Regular de São Paulo.

Em seguida, alguns missionários da BMM foram para a região Sul, estabelecendo-se em Curitiba, Novo Hamburgo e diversas cidades. Foi fundado o Seminário Batista Regular do Sul, em Curitiba.

A BMM mantém duas escolas para os filhos dos missionários: Uma em Curitiba e outra em Fortaleza, CE. Seu escritório central tem sede em Fortaleza. A BMM contra com mais de 150 casais no Brasil.

A ABWE enviou o missionário Paul Scherer para Manaus em 1932. O missionário, depois se mudou para outro país da América do Sul.

O Sr. Carl Mathews chegou ao Nordeste em 1932. Fundou a Igreja Batista Regular de São José do Mipibu, RN, em 1937. Ainda outros missionários chegaram ao Rio Grande do Norte nesta época, estabelecendo igrejas em Mossoró e cidades vizinhas. O Dr. Mateus fundou ainda o Seminário Batista Bereiano, em 1950. Começou em São José do  Mipibu, passou pelo  Acampamento Elim e depois, para sua sede  atual em Natal, RN. Falaremos mais sobre a  história do SIBB.

Templo da IEBatista de S. J. de Mipibu

 Da. Adelaide com o Pr. Ricardo ao colo

Os Batistas Regulares no Rio Grande do Norte

(Recomendo a leitura do Livro “Que Povo é Esse?”)

 

A partir de 1936, missionários pertencentes às duas missões independentes apoiadas pela Associação de Igrejas Batistas Regulares dos Estados Unidos, começaram a chegar ao Brasil. Foram eles: A BMM(Baptist Mid-Missions) e ABWE(Association of Baptist for World Evangelism).

O trabalho começou pelos estados do Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Acre. Inicialmente, houve uma boa convivência com a Convenção Batista Brasileira.

Todavia, isso foi mudando com o aparecimento de indícios que se tornou necessário manter um movimento separado. A convivência mudou devido aos fatores abaixo:

O Movimento Batista Regular definiu os seus rumos, até então meio indefinidos;

Houve uma debandada de obreiros e Igrejas que saíram dos nossos quadros e se integraram à Convenção e,

Algumas questões teológicas foram vitais para a separação.

Posições sobre a escatologia bíblica, o afrouxamento de práticas necessárias no campo da fidelidade às Escrituras Sagradas e, devido a estes

 

 

Da. Adelaide e Mateus- Pioneiros/RN fatores, o comprometimento com o mundo, tornou-se urgente a separação.

O movimento Batista Regular é fundamentalista. Aceita a Bíblia como única regra de Fé e prática. Está presente em praticamente todos os estados da federação.

A preservação das verdades bíblicas continua sendo defendida como o fazia os anabatistas no passado.

O Movimento no Brasil já ultrapassou os 40 mil membros. Possui diversos Seminários como também missões regionais, acampamentos e outras entidades assistenciais.

Sua estrutura nacional é dirigida por uma Associação que congrega todos os batistas regulares. Reúne-se a cada biênio para promover o estudo da Palavra de Deus, receber os relatórios nacionais e tratar de problemas pertinentes às necessidades locais.

Em muitos estados o movimento tem suas associações. Seguem o mesmo objetivo da nacional.

                                             

                                        Missionários e pastores  batistas regulares/RN–décadas de 50- 60

                                    

                                                       SIBB- Um dos seminários do Brasil-Natal, RN

Cada batista regular deve conhecer sua história. Uma história de lutas e de glórias. Recomendamos a leitura do Livro “Que Povo é Esse”.

Uma história completa dos trabalhos das duas missões ocuparia muito espaço. As lutas, bênçãos, dificuldades e vitórias foram muitas e ainda continuam. Contamos hoje com 61 trabalhos no RN, devidamente afiliados à Associação Estadual, AIBRERN. Esperamos ainda muitas vitórias na batalha dos batistas regulares.

Em 1946 foi formada a AIBRERN COM A PRESENÇA DAS LIDERANÇAS ESTADUAIS E OS MISSIONÁRIOS. AS IGREJAS BATISTAS REGULARES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, PARNAMIRIM E LAGOA SECA (HOJE, FORA DA COMUNHÃO). As igrejas acima reunidas, em São José de Mipibu, deram os primeiros passos da entidade estadual. A obra é imensa e Deus espera que seu povo seja fiel. Sendo assim, desde que a 1ª. Igreja Batista Regular foi fundada em 1939, nestes 60 anos de AIBRERN, os Batistas Regulares no RN, completam 65 anos de história.

PR. Tenório

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Comments:

Comentários   

 
#2 Marcia Carvalho 13-01-2012 03:27
Fiquei muito feliz com esse breve histórico, pelo muito que gosto de pesquisar sobre a nossa história!
Gostaria muito de ver a resposta da pergunta do Felipe! :-|
 
 
#1 Felipe 30-10-2011 03:08
Lembro que a igreja batista de são josé não era verdadeoramente "regular", pois na sua fundação era independente já que o pastor fundador pertencia a uma outra missão não autorizada pelos regulares norte-americano. O mesmo pode ser dito da igreja evangèlica de Parnamirim?
 

Envie mensagens que glórifique a Deus!

Tradutor

Online

Temos 124 visitantes e Nenhum membro online

Calendário

April 2017
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Menu de Ultilizador

Países Visitantes

free counters

Link1 | Link2 | Link3

Pr. Anderson Roque © 2017. All Rights Reserved.

anderoque1@gmail.com